Presidente lula assina ordem de serviço da ferrovia norte-sul

04/01/2011 - SP Notícias - Fernandópolis - SP

A prefeita de Estrela d’Oeste Cida Gomes, acompanhada do Deputado Federal Vadão Gomes, esteve em Petrolina de Goiás, junto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assinar a ordem de serviço que autoriza o início das obras da extensão Sul da Ferrovia Norte-Sul, entre Ouro Verde (GO) e Estrela d’Oeste (SP), num total de 670 quilômetros. 

A expectativa é que a construção da ferrovia comece no início do ano, logo que passarem as festas. O trecho da ferrovia que compreende Estrela d’Oeste tem 142 quilômetros e foi licitado por R$ 434,3 milhões. 

As obras serão conduzidas pela empreiteira Tiisa Triunfo Iesa Infraestrutura. O prazo para execução é de 24 meses a partir da assinatura da ordem de serviço. No Estado de São Paulo, a ferrovia percorre 66 quilômetros em nove municípios: Dolcinópolis, Estrela d’Oeste, Fernandópolis, Guarani d’Oeste, Jales, Ouroeste, Populina, Turmalina e Vitória Brasil. 

Em todo esse trecho, foram levantados 34 pontos de cruzamentos da ferrovia com rodovias, desde vicinais, a estaduais e federais. Serão construídas pontes, viadutos, passagens inferiores, entre outros. 

Nove empresas foram habilitadas na concorrência aberta pela Valec para a contratação de empresa especializada para elaborar os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um segundo trecho da ferrovia Norte-Sul, entre Estrela d’Oeste e Panorama, e para um trecho da Ferrovia do Pantanal, entre Panorama e Porto Murtinho (MS). Ao todo, são 970 quilômetros. 

O primeiro trecho segue até Panorama e tem 220 quilômetros. A partir daí, até Porto Murtinho, são mais 750 quilômetros de estrada de ferro.