terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Dilma deve visitar Pernambuco este mês

11/01/2011 - JC Online

Nesta segunda-feira (10), o governador Eduardo Campos recebeu o novo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para uma visita aos canteiros de obras da Transposição do São Francisco e da Ferrovia Transnordestina na cidade de Salgueiro, a 518 quilômetros do Recife. O ministro anunciou que a presidente Dilma Rousseff (PT) pode fazer sua primeira visita oficial a Pernambuco ainda este mês.

A expectativa é que Dilma assine a Ordem de Serviço do Projeto Pontal e que visite ou inaugure a terceira etapa do sistema de abastecimento de água que está sendo construído pelo Governo do Estado.

Ex-secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e ex-presidente do Porto de Suape, Bezerra Coelho disse que a visita de hoje serviu para colher informações atualizadas sobre as duas obras e preparar a vinda da presidente. "Ela quer vir aqui para Salgueiro e gostaria ainda de esticar a viagem até o Porto de Suape e à Pirapama."

Fernando Bezerra visitou o Lote 3 da Transposição do São Francisco, às margens da BR-232. Governador e ministro almoçaram com funcionários responsáveis pela obra e assistiram à apresentação sobre o andamento dos trabalhos. Mais de R$ 1,2 bilhão já foi investido nos eixos Leste e Norte, que têm, atualmente, sete mil trabalhadores divididos em 16 lotes. A previsão de entrega é fim de 2012 para o Leste e de 2013 para o Norte.

A segunda parada da comitiva foi na fábrica de dormentes de concreto de bitola larga que irão compor a Transnordestina, onde foram recebidos pelo presidente da Transnordestina, Tufi Daher Filho. A unidade fabril é a maior do mundo, com uma produção diária de 4.800 peças. Eduardo conheceu as máquinas responsáveis pelo nivelamento, alinhamento e socagem dos trilhos.

Com 1.728 km de extensão e dividida em 25 frentes de trabalho, a ferrovia vai ligar os portos de Pecém (CE) e Suape (PE) à cidade de Eliseu Martins (PI). Para isso, serão investidos R$ 5,4 bilhões que vão gerar 14 mil empregos diretos no pico das obras. A Transnordestina será inaugurada no final do ano de 2012 e tem em Salgueiro um ponto estratégico dentro do seu traçado. É no município do sertão central pernambucano que a ferrovia se expande nos três sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário