Governo vai autorizar novos lotes no estado

13/12/2010 - Webtranspo

Contratação envolve trecho Missão Velha-Pecém

O presidente Lula assinará nesta segunda-feira, 13, uma ordem de serviço para a construção de novos trechos da Ferrovia Transnordestina no estado do Ceará. De acordo com informações do governo local, o novo documento viabilizará a contratação dos lotes 2 a 11 do trajeto Missão Velha-Pecém.

Para dar andamento à obra cearense, a Metrofor (Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos) foi designada para efetuar a desapropriação de
526 quilômetros da faixa de domínio entre Missão Velha e o Porto de Pecém.
Até este momento, a empresa já desapropriou 528 propriedades para as quais destinou mais de R$ 4.4 milhões.

De acordo com Sérgio Azevedo, assessor técnico da Metrofor, a previsão é que em janeiro de 2011 seja feita a imissão de posse em mais 54,2 quilômetros e, até março, mais 83,5 quilômetros. O processo de desapropriação no Ceará deve ser concluído até o fim do próximo ano.

Quando finalizada, a ferrovia Transnordestina terá 1,7 mil quilômetros de extensão, o que permitirá a integração da estrutura produtiva do Nordeste com as demais regiões brasileiras a partir da união de três pontos do sistema ferroviário do Nordeste - Missão Velha (CE), Salgueiro (PE) e Petrolina (PE).