Chegada dos trilhos até Rondonópolis é adiada

15/12/2010 - Primeira Hora

Os trilhos da Ferronorte vão demorar mais dois anos para chegar até a cidade de Rondonópolis, situada a 216 quilômetros de Cuiabá. A informação foi divulgada ontem no Diário Oficial do Estado.

Segundo a publicação, foi assinado um termo aditivo entre a América Latina Logística (ALL) e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prorrogando o prazo das obras de expansão da ferrovia Senador Vicente Vuolo até o município.

Com isso, a ALL tem até o dia 31 de dezembro de 2012 para terminar o trecho. Atualmente os trilhos do modal terminam em Alto Araguaia.

A prorrogação pode ser tida como uma derrota política por parte do governo do Estado e até mesmo da Câmara Federal, que através do deputado Wellington Fagundes, tem feito um esforço para que os trilhos da Ferronorte cheguem logo ao município.

Com a chegada da ferrovia, a classe agropecuária teria uma alternativa a mais de transporte para os grãos, permitindo um frete mais barato para o produtor.

Outra derrota da classe política estadual também é mostrada na publicação do Diário Oficial de ontem. Consta que aALL não é mais obrigada a construir outros trechos da rodovia que estavam previstos como Rondonópolis e Cuiabá Cuiabá - Uberaba/Uberlândia (MG) Cuiabá - Porto Velho (RO) e, Cuiabá - Santarém (PA).

Ocorre que a ALL está devolvendo à União os trechos ferroviários ainda não construídos e agora o governo federal precisa encontrar uma nova empresa para finalizar todas as obras previstas.