Valec considera 80% da Norte-Sul pronta

25/10/2010 - Jornal do Tocantins

O presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, José Francisco das Neves, o Juquinha, voltou a afirmar na manhã de ontem (22), durante café da manhã com a imprensa e prefeitos em Gurupi, a 243 quilômetros de Palmas, Sul do Estado, que até o dia 20 de dezembro o trecho da Ferrovia Norte-Sul que liga Aguiarnópolis, na divisa do Tocantins com o Maranhão, a Anápolis (GO), totalizando 1.359 quilômetros, será entregue. Para atingir esta meta, Juquinha informou que na maioria dos trechos em obras os operários estão trabalhando 24 horas para garantir o cronograma da ferrovia, considerada a maior da América Latina.

O presidente da Valec afirmou ainda que no trecho que liga Gurupi a Porangatu (GO), cerca de 3,3 mil homens estão trabalhando. “Nesta região já estão sendo colocados os trilhos. Temos 855 quilômetros de Palmas até Anápolis, onde 17 mil homens estão empregados, gerando ainda mais de 50 mil empregos indiretos”, computa. Juquinha garantiu que 80% da Norte-Sul estão concluídos. “Já temos 504 quilômetros inaugurados até Palmas, restando apenas um trecho de 355 quilômetros até Anápolis e isso vamos fazer até 20 de dezembro. Temos 1.000 quilômetros no chão”, salientou.

Além de construir a ferrovia, a Valec agora passa a negociar a capacidade de transporte de carga do trecho de Palmas a Anápolis. Segundo Juquinha, no próximo dia 29 o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai assinar a ordem de serviço da Ferrovia Leste-Oeste, que vai ligar Ilhéus (BA) a Figueirópolis (TO). “Nesta mesma data ele já coloca em ordem de serviço o trecho de Figueirópolis a Barreiras (BA)”, destaca.

O presidente da Valec disse que a instalação do pátio multimodal de Gurupi está sendo licitada. As empresas vencedoras terão direito a 15 anos de concessão, prorrogáveis por mais 15 anos. “Toda logística da ferrovia está completa”, disse. Prefeitos de municípios cortados pelo eixo da Norte-Sul puderam sobrevoar todo o trecho, desde a divisa do Tocantins com Goiás até Gurupi, em aeronave disponibilizada pela Valec.