Obras da Transnordestina e Ferronorte estão atrasadas


21/09/2010 - Transporte Idéias

A ferrovia Transnordestina e a expansão da Ferronorte estão sofrendo com atrasos em seus projetos. De acordo com o jornal “Valor Econômico”, as obras são as únicas concessões existentes no Brasil que permitem a construção e a exploração da malha.

As outras concessões operadas pela iniciativa privada apenas têm contrato para explorar a malha já construída. Apesar do atraso, as obras de extensão da Ferronorte e a construção da ferrovia Transnordestina seguem em andamento.

A previsão de conclusão das duas ferrovias é de dois anos (2012). A Transnordestina é um projeto coordenado pela Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), com uma extensão total de 2.278 quilômetros, sendo 1,728 km de construção e 550 km de remodelação, com um custo total estimado em R$ 5,42 bilhões.
Já a extensão da Ferronorte é um projeto gerenciado pela America Latina Logística (ALL) e deverá aumentar em 260 quilômetros a extensão da malha ferroviária do Mato Grosso. Tanto a Transnordestina quanto a Ferronorte devem contar com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a conclusão das obras.

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