21/09/2010 - Expresso MT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que até o final do ano o governo vai concluir o traçado do projeto original da ferrovia Norte-Sul, ligando Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás.
Durante cerimônia de inauguração de mais um trecho da ferrovia, na divisa entre Tocantins e Goiás, Lula afirmou que as obras serão concluídas até o dia 20 de dezembro. O presidente também anunciou a continuação da Norte-Sul, de Anápolis até Estrela D'Oeste, em São Paulo, e construção da ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins.
'É quase que a realização de um sonho a gente ver uma obra da magnitude da ferrovia Norte-Sul prestes a acabar o seu primeiro trecho histórico que era de Açailândia, no Maranhão, até Anápolis, em Goiás', disse o presidente.
Lula lembrou que foi crítico do projeto da Norte-Sul, anunciado em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. 'Eu durante muito tempo fiz crítica a essa obra dizendo que ela ia ligar o nada ao nada', disse.
Mas declarou que tomou a decisão de concluir a obra porque ela vai proporcionar redução nos custos com transporte de mercadorias e proporcionar mais desenvolvimento ao país.
Até 2003, a Norte-Sul só tinha 215 km dos 1.574 km do traçado original concluídos (95 km no governo Sarney e outros 120 km no governo Fernando Henrique Cardoso). No governo Lula, foram concluídos 504 km da ferrovia e outros 855 estão em obras, de acordo com o Ministério dos Transportes.
Durante seu discurso, o presidente citou o governador do Tocantins e candidato à reeleição, Carlos Gaguim (PMDB), que é apoiado por Lula no Estado.
Perguntado por uma pessoa da plateia, Lula disse que Gaguim não estava presente porque a lei eleitoral proíbe candidatos de participarem de eventos oficiais de governo, como inaugurações. Na sequência, porém, fez um agradecimento a ele e ao governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), que não disputa cargo nessas eleições.
De qualquer forma eu quero agradecer os dois governadores pela colaboração que tiveram, disse Lula.
Comentários
Postar um comentário