Lula diz que conclui Norte-Sul até o fim do ano


21/09/2010 - Expresso MT 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta terça-feira que até o final do ano o governo vai concluir o traçado do projeto original da ferrovia Norte-Sul, ligando Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, em Goiás.
Durante cerimônia de inauguração de mais um trecho da ferrovia, na divisa entre Tocantins e Goiás, Lula afirmou que as obras serão concluídas até o dia 20 de dezembro. O presidente também anunciou a continuação da Norte-Sul, de Anápolis até Estrela D'Oeste, em São Paulo, e construção da ferrovia Oeste-Leste, que vai ligar Ilhéus, na Bahia, até Figueirópolis, no Tocantins.

'É quase que a realização de um sonho a gente ver uma obra da magnitude da ferrovia Norte-Sul prestes a acabar o seu primeiro trecho histórico que era de Açailândia, no Maranhão, até Anápolis, em Goiás', disse o presidente.

Lula lembrou que foi crítico do projeto da Norte-Sul, anunciado em 1987, durante o governo do presidente José Sarney. 'Eu durante muito tempo fiz crítica a essa obra dizendo que ela ia ligar o nada ao nada', disse.
Mas declarou que tomou a decisão de concluir a obra porque ela vai proporcionar redução nos custos com transporte de mercadorias e proporcionar mais desenvolvimento ao país.

Até 2003, a Norte-Sul só tinha 215 km dos 1.574 km do traçado original concluídos (95 km no governo Sarney e outros 120 km no governo Fernando Henrique Cardoso). No governo Lula, foram concluídos 504 km da ferrovia e outros 855 estão em obras, de acordo com o Ministério dos Transportes.

Durante seu discurso, o presidente citou o governador do Tocantins e candidato à reeleição, Carlos Gaguim (PMDB), que é apoiado por Lula no Estado.

Perguntado por uma pessoa da plateia, Lula disse que Gaguim não estava presente porque a lei eleitoral proíbe candidatos de participarem de eventos oficiais de governo, como inaugurações. Na sequência, porém, fez um agradecimento a ele e ao governador de Goiás, Alcides Rodrigues (PP), que não disputa cargo nessas eleições.

De qualquer forma eu quero agradecer os dois governadores pela colaboração que tiveram, disse Lula.