Histórico da FERRONORTE

Histórico

A FERRONORTE é uma artéria logística das regiões Norte e Centro-Oeste do País, em sua ligação com Sul e Sudeste e com Portos de Exportação.

Concessão obtida em 1989 por 90 anos para construir e operar um sistema ferroviário de carga de 5 mil quilômetros, ligando Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Aparecida do Taboado (MS), Porto Velho (RO) e Santarém (PA)

Concessão obtida em 1989 por 90 anos para construir e operar um sistema ferroviário de carga de 5 mil quilômetros, ligando Cuiabá (MT), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Aparecida do Taboado (MS), Porto Velho (RO) e Santarém (PA).

Em sua concepção global, este projeto insere-se no esforço de desenvolvimento de grande parte da região Centro-Oeste, visando a integração de seus mercados à economia nacional e a racionalização do escoamento de sua produção.

Pretende-se interligar Cuiabá (MT) com as malhas ferroviárias existentes no Triângulo Mineiro e São Paulo, alcançar Porto Velho (RO), onde começa a navegação do Rio Madeira, e Santarém (PA), onde integra-se à navegação de longo curso pelo Rio Amazonas. Em Aparecida do Taboado (MS), interligar-se-á com a hidrovia Tietê-Paraná, servindo de alternativa para se atingir os principais mercados do Sul do País. Abre a possibilidade de escoamento da produção do Centro-Oeste pelos portos de Santos (SP) e Sepetiba (RJ). É um projeto de longo prazo, estritamente privado, não acarretando ônus para a União.

Concessão
Concessão outorgada à FERRONORTE S.A. - Ferrovias Norte Brasil pelo Decreto n.º 97.739, de 12/5/89, publicado no DOU de 16/5/89, visando estabelecer um sistema de transporte ferroviário de carga, abrangendo a construção, operação, exploração e conservação de estrada de ferro ligando Cuiabá a Uberlândia, Santa Fé do Sul, Porto Velho e Santarém, bem assim, em sua área de influência, os ramais que se fizerem necessários.

Acionistas

FERROPASA - Ferronorte Participações S.A.

Holding controladora de empresas de transporte ferroviário.
Subsidiárias :
100% Ferronorte S.A. Ferrovias Norte Brasil
100% Ferrovia Novoeste S.A.
100% Tenorte
50% Portofer
50% Terminal de Granéis (Empresa em Formação)
Possui 74% da FERROBAN (ex-Fepasa), sendo 38% diretamente e 36% através da participação direta dos acionistas PREVI, FUNCEF, LAIF e JP Morgan

Informações Gerais
Extensão do trecho: 5.228 km, sendo:
- Cuiabá (MT) - Alto Araguaia (MT) - Aparecida do Taboado (MS): 957 km;
- Alto Araguaia - Uberlândia (MG): 771 km;
- Cuiabá - Porto Velho (RO): 1.500 km; e
- Cuiabá - Santarém (PA): 2.000 km.

Características Técnicas da Infra-estrutura:
Raio mínimo de 650 m, rampa máxima de 1% compensada e bitola de 1,60m.
Espaçamento atual de 40 km entre Postos de Cruzamento (previsto a cada 20 km).
Velocidade operacional de 80 km/h (trem carregado)

Situação do Empreendimento
Início da construção em setembro de 1992.
Incluída no Programa Brasil em Ação em julho de 1996.
Aumento de capital e formação de sua nova composição societária em agosto de 1997.
Inauguração da parte ferroviária da Ponte sobre o Rio Paraná em 9 de janeiro de 1998.
Inauguração do primeiro trecho de 110 km entre a Ponte Rodoferroviária sobre o Rio Paraná e o Terminal de
Inocência (MS) em 29 de maio de 1998.
Inauguração até o Terminal Chapadão do Sul (MS) - km 291,3 em 31 de maio de 1999.
Inauguração até o Terminal Olacyr de Moraes (Alto Taquari - MT) - km 403,1 em 06/08/1999.

Fonte: Ministério dos Transportes, 2009

http://www.transportes.gov.br/bit/ferro/ferronorte/inf-fen.htm