Estado estuda construir nova linha para Santos


17/09/2010  - Revista Ferroviária


O Secretário Adjunto dos Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus Lopes, afirmou, ontem (16), que o governo estuda dois projetos para fazer a ligação ferroviária entre São Paulo e Santos - construir uma nova linha ou utilizar a linha do antigo funicular.
Lopes destacou que o projeto que prevê a construção de uma nova linha férrea proporciona menos impacto ao patrimônio histórico e não precisa de aprovação federal. Porém esbarra no alto investimento que a implantação de túneis subterrâneos ao longo da serra demanda.
Segundo o Secretário, a prioridade é utilizar a ferrovia existente – construído em 1867 – que desce a serra pela faixa do antigo funicular. O uso desta linha necessita de autorização federal, estudo intenso de impacto ambiental e de patrimônio histórico, e requer menor investimento do que a construção de uma nova linha, cerca de R$ 5,6 bilhões contra R$ 10 bilhões para a nova construção.
Os dois projetos estão sendo analisados e em breve será lançada uma licitação. Segue em estudo também, a implantação de trens regionais que ligam Sorocaba a São Paulo.
O secretário participou ontem (16) de uma palestra sobre trens regionais e turísticos na 16ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, em São Paulo.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=5597&InCdUsuario=3307&InCdMateria=11456&InCdEditoria=1