Iniciada a obra do contorno de Três Lagoas


04/07/2010 - Jornal Dia a Dia

A tarde desta sexta-feira (2) entra para a história de Três Lagoas como a data que marca o início das obras do contorno ferroviário. A obra é aguardada pela população de Três Lagoas há mais de 20 anos.
Na ocasião, a prefeita Márcia Moura (PMDB) recebeu o governador André Puccinelli (PMDB) e, juntos, assinaram a ordem de serviço que autoriza a obra do contorno e que acarretará na retirada dos trilhos ferroviários da área central da cidade e futuramente a revitalização do local.
Os dois chegaram ao local do evento em uma locomotiva da América Latina Logística -ALL e foram recepcionados pelas autoridades e convidados no saguão da estação ferroviária.
Prestigiaram o evento o deputado federal Waldemir Moka; o deputado estadual Akira Otsubo; a ex-prefeita Simone Tebet; o presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Milan (PMDB); os vereadores Jorginho do Gás (PSDB); Jorge Martinho (PMDB); Celso Yamaguti (DEM); Marisa Rocha (PSB); Antonio João Campos Carvalho, representando o vice-governador Murilo Zauith; o ex-secretário do Estado de Obras Públicas e de Transportes (SEOP); Edson Giroto; o gerente de Relacionamento com a Comunidade da Fibria, Luiz Washington Westman; a secretária de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, Maria Lúcia Firmino; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia de Souza; o secretário de Esportes, Juventude e Lazer, Sávio Bernardes; a secretária de Saúde, Elenir Neves; o secretário de Administração, Odair Biassi; o secretário de Educação e Cultura, professor Mário Grespan; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Getúlio Neves da Costa Dias; o secretário de Finanças, Planejamento e Controladoria Geral, Walmir Marques Arantes; o secretário de Meio Ambiente, Cristovam Lages Canela; diretores municipais, servidores públicos e população.
Em suas palavras, a prefeita Márcia Moura parabenizou André Puccinelli pelo seu aniversário e destacou a importância da execução desta obra que era um sonho para a população três-lagoense:
“Esta tarde é vitoriosa para Três Lagoas com a realização deste sonho que se torna realidade. Parabenizamos o governador André Puccinelli pelos seus 62 anos e por mais esta assinatura de ordem de serviço, pois esta data ficará marcada para sempre para todos nós”, enfatizou Márcia.
Contorno Ferroviário
O projeto é uma parceria com o Governo Federal, por intermédio do Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A implantação do contorno foi incluída pelo governador André Puccinelli no Plano de Ações para o Desenvolvimento – MS Forte como obra emblemática para o município de Três Lagoas.
Com a obra, será possível a retirada dos trilhos da região central, gerando mais segurança para motoristas e pedestres. O leito dos trilhos poderá ser urbanizado futuramente, e transformado em área de convívio para toda a população.
A idéia é semelhante ao que foi feito na Capital durante a administração de André na prefeitura.
O contorno terá extensão de 12,4 quilômetros e ligação com o trecho Bauru/Campo Grande, viabilizando assim o escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos, totalizando um investimento de mais de R$ 32 milhões.
Recapeamento
Atendendo a solicitação da prefeita Márcia Moura, o governador aproveitou o lançamento da obra do contorno ferroviário para anunciar a liberação de R$ 1.900.000,00 que serão investidos no recapeamento de algumas ruas da cidade. Grande parte do recurso será utilizado para recuperação das ruas que tiveram que ser abertas pela Sanesul para obras de implantação de rede de água e esgoto.