Edital do TAV será lançado amanhã


12/07/2010

O Ministério dos Transportes lança amanhã, 13 de julho, o edital de licitação para a concessão e exploração do Trem de Alta Velocidade que ligará São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Também será assinado o projeto de lei que autoriza a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S/A (ETAV).
O evento será no Centro Cultural do Banco do Brasil, em Brasília, às 11h30, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, e do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

Às 14h30, o ministro Paulo Sérgio, o diretor-geral da ANTT, Bernardo Figueiredo, e o superintendente de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Pinto, concedem entrevista coletiva à imprensa na sede do Ministério dos Transportes.

A abertura do processo licitatório aguardava posicionamento do Tribunal de Contas da União (TCU) que aprovou o projeto, por unanimidade, em 30/06/2010, e da aprovação do Conselho Nacional de Desestatização, publicada no Diário Oficial da União de hoje (12).. Durante o evento, será assinada a mensagem para a criação da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade SA (ETAV), que será vinculada ao Ministério dos Transpores. A estatal vai integrar a Sociedade de Propósito Espécífico (SPE) formada para construir o trem de alta velocidade e vai se encarregar da absorção de tecnologia.