Transnordestina deve estar pronta até 2012


08/06/2010 - Cidade Verde
O presidente da Transnordestina, Tufi Daer, foi recebido pelo governador do Piauí, Wilson Martins (PSB), nesta segunda-feira, em sua residência oficial. Segundo o governador, durante a conversa foram estipuladas metas com o objetivo de acelerar o andamento da obra.
“Estamos aqui construindo uma agenda dando prazos e estipulando metas, planejamento a curto prazo, para acelerar a obra. Já temos os recursos garantidos pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Obra trará investidores e desenvolvimento”, disse Wilson Martins.
Segundo Tufi Daer, se cumprido o prazo, a ferrovia será a obra construída em menos tempo em todo o mundo. “O cronograma da Transnordestina prevê que as operações se dêem no segundo semestre de 2012. Será a ferrovia construída em menos tempo no mundo, porque em três anos se construir uma ferrovia tão grande como essa é desafio. Estamos focados nisso e tudo indica que vamos alcançar a meta”, pontuou.
Após a reunião na residência oficial, o governador seguiu ao Tribunal de Justiça, onde se reuniu com o presidente do TJ, o desembargador Edvaldo Moura. Ele pediu que seja acelerado o julgamento dos processos de desapropriação de terras para a construção da Ferrovia Nova Transnordestina, principalmente, na região de São João do Piauí, onde o juiz declinou da competência, transferindo a questão para a Justiça Federal.
A obra tem uma extensão de 400 km, que no Piauí liga os municípios de Elizeu Martins e Paulistana. O investimento da obra chega à casa dos R$ 1,3 bilhões. A Ferrovia Nova Transnordestina já oferece 2,5 mil empregos diretos no Piauí.