SC recebe obras para corredor bioceânico


10/06/2010 - PortoGente

No início dessa semana (7), o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, esteve em Santa Catarina, nas regiões Oeste e Serra inaugurando obras de infraestrutura financiadas pelo Governo Federal que irão formar o corredor bioceânico, integrando as rodovias, portos e ferrovias no Estado, facilitando o escoamento da produção pelos oceanos Pacífico e Atlântico.

O investimento total é de cerca de R$ 400 milhões em obras ligada à BR-282. Na fronteira do Brasil com a Argentina foi inaugurada trecho da BR-282, entre São Miguel do Oeste e Paraíso. Passos assinou ordens de serviço para a duplicação de obras de travessia urbana para os municípios de Xanxerê, Chapecó e Lages, além da adequação da BR 163, que integra Santa Catarina com o Paraná.

O ministro lançou o edital de estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia da Integração, que ligará o Porto de Itajaí (principal porto de escoamento do estado) a Chapecó, um dos municípios de maior produção e capacidade de exportação de Santa Catarina. No setor ferroviário anunciou ainda o edital para a elaboração do projeto técnico da ferrovia de Chapecó a Dionísio Cerqueira, na fronteira com a Argentina.
A Senadora Ideli Salvatti acompanhou as atividades e anunciou que estão previstos R$ 85 milhões no PAC 2  para o projeto executivo que prevê ampliar os investimentos em infraestutrura nessa região de Santa Catarina.