Chuva destrói trecho da Transnordestina em AL


22/06/2010 - G1

As chuvas que atingiram Alagoas em junho destruíram a ferrovia Transnordestina, que passa pelo estado. O secretário de Comunicação de Alagoas, Nelson Ferreira, explicou ao G1 que a estrada de ferro que passa no estado já tinha sido destruída durante as cheias em 2000.

“A ferrovia passou dez anos em obras e estava prestes a ser reinaugurada. Essa enchente levou tudo embora de novo”, disse Ferreira.

O secretário afirmou que a linha férrea voltaria a operar em Alagoas no dia 3 de julho.
“Essa ferrovia sai da Bahia e vai até o Maranhão. Uma parte entra em Alagoas, passa por Porto Real do Colégio e segue por várias cidades até Maceió, de onde vai para Pernambuco. Vamos ter que refazer quase tudo. O trecho alagoano acabou”, afirmou.

Segundo Ferreira, a parte que fica em União dos Palmares foi a mais afetada. “Essa ferrovia era muito importante para nós, porque era usada para transportar a produção do interior até o porto. Quando foi destruída, pela primeira vez, tivemos que fazer esse transporte por terra. Acreditávamos que isso seria solucionado agora”, disse.
De acordo com o secretário, a preocupação no momento é ajudar os sobreviventes. Ainda não há planos de recuperação para a ferrovia.