BNDES garante verba da Ferronorte



30/04/2010 - Só Notícias MT

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) garantiu recursos para a execução da obra dos trilhos da Ferronorte, no trecho Alto Araguaia/Rondonópolis, que deve ficar pronto até 2012. Em audiência, hoje, na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, também conseguiu o compromisso de que os executivos do banco intervenham junto à América Latina Logística (ALL) para que haja celeridade e definição quanto a chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá.
Silval Barbosa, acompanhado dos deputados federal Wellington Fagundes, e estadual Sebastião Rezende, se reuniu com os superintendentes das Áreas de Estruturação de Projetos, Henrique Amarante da Costa Pinto; de Infraestrutura, Nelson Fontes Siffert e com a chefe de departamento de Transportes e Logísticas, Adely Maria Branquinho das Dores. O superintendente de Estruturação de Projetos do BNDES, Henrique Amarante, compõe o conselho de Administração da ALL e se comprometeu em levar para o Conselho da empresa o pedido de definição sobre a obra da Ferrovia Centro-Norte até Cuiabá.
"O transporte ferroviário é considerado de alta capacidade e vai beneficiar a logística e garante o desenvolvimento de Mato Grosso", destacou Silval durante a negociação quando demonstrou o potencial produtivo e econômico de Mato Grosso. No dia 15 de abril o governador Silval Barbosa se reuniu em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Pastos, e cobrou providências sobre o empreendimento.
Henrique Amarante se surpreendeu com os números apresentados pelo governador e reconheceu a importância e necessidade da obra para a região que vai além do transporte de grãos.