Trens regionais devem usar linhas da ALL



06/04/2010 - Revista Ferroviária

A secretaria dos Transportes Metropolitanos estuda a utilização das linhas da ALL para os trens regionais entre São Paulo e as cidades de Santos e Sorocaba.
No trem para Santos, a ideia é conectar o sistema de transportes metropolitanos da capital com o Sistema Integrado Metropolitano (SIM) da Baixada Santista, que contempla o VLT, através da linha da ALL.  A secretaria estuda o uso parcial da linha ou mesmo uma linha paralela ao traçado.
“Primeiro vamos analisar se é possível ir por esse percurso ou se a gente tem que fazer outro no mesmo traçado”, explicou o secretário adjunto dos Transportes Metropolitanos e coordenador dos estudos de vialibidade das novas linhas, João Paulo de Jesus Lopes.
Para Sorocaba, deve ser usada a linha da antiga Sorocabana, também operada pela ALL. “É uma faixa que é boa e tem possibilidade de colocar mais uma linha, sem atrapalhar em nada a concessão de carga. Mas tem um trecho que preocupa que é o trecho inicial, que é mais estreito. Nos preocupa no sentido que vai exigir maiores estudos, mas não que inviabilize a linha”, destacou Lopes.
A secretaria está desenvolvendo os estudos preliminares e conversará com a ALL, concessionária das linhas, e com o Governo Federal, que fez a concessão.
Os estudos sobre os trens regionais estão sendo feitos pela secretaria dos Transportes Metropolitanos e a CPTM será a operadora das linhas.
Outras Linhas
Lopes explica que as linhas para Campinas e São José dos Campos são consideradas prioritárias, mas ficam invializadas com a implantação do Trem de Alta Velocidade Rio-São Paulo-Campinas. O Estado pretendia fazer uma linha até Campinas, o Expresso Bandeirantes, e chegou a fazer estudos, que forem entregues ao Governo Federal.