Transcontinental começa ser definida



19/04/2010 - Só Notícias

O processo para construção da ferrovia Transcontinental começa a ser colocado em prática pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que lançou alguns avisos de licitações, no Diário Oficial. Conforme a publicação, no dia 14 de junho, às 10h, as empresas interessadas em prestar serviços de levantamento, resgate e monitoramento arqueológico durante as obras da ferrovia para o trecho de Campinorte (GO) a Lucas do Rio Verde deverão entregar as propostas até às 10h, no Núcleo dos Transportes, em Brasíllia. O edital da concorrência estará disponível a partir do dia 23 de abril.
Para a contratação da empresa de engenharia que fará a elaboração do projeto de desapropriação e apoio nos trabalhos de desapropriação - as propostas deverão ser entregues no dia 15 de junho, às 10h, também no núcleo de transportes em Brasília. Para este, o edital completo também estará disponível a partir do dia 23 deste mês.
Já o dia 16 de junho será voltado para o envio das propostas para a concorrência que determinará a empresa de engenharia que irá elaborar o projeto básico de implantação da ferrovia no trecho Água Boa - Lucas do Rio Verde. A entrega também deverá ser feita às 10h no núcleo dos transportes.
Conforme Só Notícias informou, a ferrovia ligará o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país. Audiências têm sido realizadas para debater a implantação da ferrovia. A primeira foi em Lucas do Rio Verde, mês passado. No final de semana, foi em Água Boa. O plano do governo é investir R$ 6 bilhões na ferrovia que pode ficar pronta até 2014 e escoará parte da safra agrícola de Mato Grosso proporcionando maior economia, no frete, aos produtores.