Gurupi recebe os trilhos da Ferrovia Norte e Sul


5/4/2010
Jornal do Tocantins (TO)

Na última quarta-feira, a Valec Engenharia S/A descarregou em Gurupi, no Sul do Estado, três toneladas de trilhos da Ferrovia Norte-Sul, para a implantação da estrada de ferro até a cidade de Brejinho de Nazaré, também no Sul do Estado, totalizando 212 quilômetros de extensão e somando um investimento de R$ 370 milhões com a geração de mais de 1200 empregos.

A solenidade de entrega dos trilhos, contou com a presença dos engenheiros da Valec, Stênio Marques e Marcos Antônio, do prefeito de Gurupi, Alexandre Abdalla (PR) e autoridades do município. O material foi descarregado no canteiro de obras que fica localizado às margens da BR-242, próximo a Gurupi. O trecho de Gurupi a Brejinho de Nazaré, que corresponde aos lotes 13 e 14 da Ferrovia, contará com 12 pontes e 5 passagens inferiores sob a rodovia.
   
Além de Gurupi, a Valec, já descarregou trilhos em outras cidades da região Sul, como Alvorada, que recebeu no mês de fevereiro os trilhos dando início a montagem da linha até a cidade de Porangatu, no Norte goiano. O prefeito de Gurupi, falou sobre a importância da instalação da grade dos trilhos, em Gurupi. "Estamos acompanhando o andamento desta obra no intuito de que a Valec aproveite a nossa mão de obra local que, hoje ocupa aproximadamente 800 pessoas somente de Gurupi, mas defendemos que no pico da obra pelo menos duas mil pessoas da cidade estejam trabalhando. Esperamos também que com a conclusão da obra estas pessoas sejam aproveitadas pelas empresas que se instalarão no Pátio Multimodal", disse.
   
No trecho de Gurupi, a obra está em fase de terraplanagem e em seguida será colocado os dormentes e os trilhos.