SP estuda trens para Santos e Sorocaba



26/03/2010 - Revista Ferroviária


O Secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, assinou nesta quinta-feira (25), uma resolução que cria um grupo de trabalho para viabilizar estudos para a implantação do transporte ferroviário de passageiros para Sorocaba e Baixada Santista. Na última semana, o Governo do Estado de São Paulo ampliou geograficamente a área de atuação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM).

O grupo de trabalho é formado por técnicos da STM e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Em até 30 dias, será apresentado um estudo preliminar para a viabilidade de implantação de sistemas sobre trilhos partindo da Capital Paulista para a Baixada Santista e também para Sorocaba.

De acordo com o decreto nº 55.564 do governador José Serra, a atuação da STM pode agora ser ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos, envolvendo questões formulações, proposições e definição de políticas públicas que envolvam o transporte ferroviário nas regiões metropolitanas. A Secretaria também atuará em relação a qualquer tecnologia e desempenho, para acesso, passagem ou atendimento nas diversas aglomerações urbanas do Estado.

O objetivo é levar o transporte sobre trilhos às diversas aglomerações urbanas do Estado. No médio prazo, poderão ser desenvolvidos estudos que viabilizarão a implantação de linhas interligando outros grandes centros como Campinas e São José dos Campos.