Investidores interessados no TAV querem aeroporto internacional do Rio de fora do traçado

22/03/2010

Os investidores interessados no trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio de Janeiro a São Paulo encaminharam à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) um pedido para que a estação do aeroporto internacional Antonio Carlos Jobim (Galeão) seja excluiída da lista das nove paradas obrigatórias do trajeto. A informação é do jornal “O Globo”.

A retirada da estação do Galeão facilitaria o traçado e iria reduzir os custos, já que ela envolveria um túnel sob o mar, por exemplo. A ANTT, no entanto, ainda vai analisar o pedido. Caso a exclusão seja autorizada, ela deverá ser compensada por outro meio de ligação entre o aeroporto e o TAV.

O TAV é o maior projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ele está orçado em R$ 34,6 milhões e o leilão para definir o construtor e o futuro operador será em maio deste ano. O projeto prevê oito estações, além do Galeão.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, afirmou que espera um grande número de participantes na licitação do TAV. “Nós sempre queremos o de sempre em licitações: aumentar o número de participantes, porque assim aumenta a competição e a possibilidade de escolher é maior. Os asiáticos são mais agressivos, pode ser o estilo. Mas há grandes empresas europeias e elas podem surpreender”, comentou.

http://www.transporteideias.com.br/2010/03/22/investidores-interessados-no-tav-querem-galeao-de-fora-do-tracado/