CHEGOU A VEZ DOS TRENS DE LONGO PERCURSO NO ESTADO DE SP

17 março 2010

A Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM) poderá planejar a retomada do transporte ferroviário de passageiros de longo percurso, o que contribuirá para consolidar o conceito de mobilidade, promovendo o deslocamento das pessoas entre os municípios paulistas.

Isso será possível porque a atuação da pasta, antes focada nas Regiões Metropolitanas de São Paulo (RMSP), Campinas (RMC) e Baixada Santista (RMBS), foi geograficamente ampliada, por meio do Decreto n° 55.564, publicado no Diário Oficial na terça-feira (16).

Essa abrangência será ampliada para todo o Estado no que se refere ao transporte sobre trilhos. Além de poder desenvolver estudos e participar nas formulações, proposições e definição de políticas públicas que envolvam o transporte ferroviário nas regiões metropolitanas, a STM terá a mesma atuação em relação a qualquer tecnologia e desempenho, para acesso, passagem ou atendimento nas diversas aglomerações urbanas do Estado.

No médio prazo, poderão ser desenvolvidos estudos que viabilizarão a implantação de linhas interligando centros como Campinas e São José dos Campos, que diariamente mandam muitas pessoas para a capital. Um exemplo é o estudo desenvolvido pela STM, entre 2004 e 2005, para a ligação de São Paulo e Campinas, com parada em Jundiaí. A STM poderá ainda desenvolver outros projetos, como ligações da capital paulista com Campinas, São José dos Campos, Sorocaba e outras importantes cidades do Estado.


http://www.expansao.sp.gov.br/noticias_int.php?n=81