Brasil terá sistema ferroviário forte



29/03/2010 - G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, ao longo de seu programa de rádio “Café com o presidente”, que foi ao ar na manhã desta segunda-feira (29), que o Brasil terá um sistema ferroviário vigoroso.
Lula iniciou o programa falando sobre a inauguração do gasoduto da integração Sudeste e Nordeste. Para o presidente, o país vai mais do que dobrar o transporte de gás do Nordeste.
“Significa um pouco mais de independência para o desenvolvimento da região Nordeste, porque nós fizemos a integração entre o Sudeste e o Nordeste. É um gasoduto de 1.387 km, o maior construído pelo Brasil nos últimos 10 anos. O mais importante é que vai transportar 20 milhões de metros cúbicos de gás por dia, praticamente mais do que dobrar aquilo que era a capacidade do Nordeste”, disse.
O presidente falou também sobre a importância da parceria com a China na construção do gasoduto e o benefício que a construção gerou na região. “Foi a primeira parceria que fizemos com os chineses, um investimento de R$ 7,2 bilhões. E esse gasoduto, durante a sua construção, gerou 47 mil postos de trabalho”, afirmou.
Ferrovia Oeste-Leste
Lula comentou sobre a licitação da Ferrovia Oeste-Leste, que, segundo ele, ajudará o país a ter um sistema ferroviário forte.
“A ferrovia Oeste-Leste é grande, de 1.527 km. Se a gente for analisar o tamanho, saindo de Ilhéus, passando por Caetité e Barreiras, na Bahia, a gente vai chegar a Figueirópolis, no Tocantins, interligando com a Norte-Sul, permitindo que o Brasil tenha um sistema de transporte moderno. Tudo vai terminar se ligando ao Porto de Itaqui.
Depois que terminarmos a Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis, vamos levá-la até Estrela D’Oeste, em São Paulo. Então você vai ter uma ligação direta do Norte e o Nordeste com o Sul e o Sudeste. Vamos ter um sistema ferroviário forte. Com a conclusão, em 2012, da Ferrovia Transnordestina, vamos ter um sistema ferroviário vigoroso”.

http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdNewsletter=5252&InCdUsuario=3307&InCdMateria=10093&InCdEditoria=2