Portugal

Histórico

Em primeiro de maio de 1865 é inaugurada a estação de Santa Apolónia em Lisboa.

Estação de Santa Apolónia


Linhas de Cascais


O primeiro troço da Linha da Cascais foi inaugurado em 1889 e contemplava o percurso de Pedrouços a Cascais, com locomotivas movidas a vapor. O autor do projeto de construção desta linha ferroviária é Edmond Bartissol (1841-1916), engenheiro e empreiteiro francês.

Em 1890, a linha é expandida até Alcântara-Mar e, em 1895, a circulação já se fazia até ao Cais do Sodré.

Em 1926 dá-se um facto memorável, a eletrificação da linha férrea, ou seja, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses passa a fazer a exploração elétrica da linha férrea do Cais do Sodré a Cascais, e a tração das locomotivas a vapor passa a tração elétrica. Este fenómeno permitiu a rentabilização da gestão do tráfego ao longo do dia, bem como a redução da duração das viagens.

Como consequência, surge a necessidade de existir uma estação central, que viria a ser inaugurada em 1928 no Cais do Sodré. Edifício de estilo modernista, cujo projeto é da autoria do arquiteto Porfírio Pardal Monteiro (1897-1957).

Vista parcial da linha de Cascais em Algés na década de 1950. Foto Serviço de Arquivo Municipal, Coleção António Passaporte n.º 000161.

Estação do Estoril na década de 1950