Histórico


Antecedentes

Em 27 de setembro de 1825, foi inaugurada a primeira ferrovia do mundo, com 32 quilômetros de extensão, na Inglaterra, entre Stockton e Darlington, transportando passageiros e carga. Em 1827, circulou o primeiro trem na França.

A primeiro ferrovia no Brasil foi aberta ao tráfego em 1854 no Rio de Janeiro, ligando o Porto Mauá a Fragoso, com 14 Km de extensão.


Porto Mauá

Quadro Estatistico de 1883 da Viação Férrea no Império

Quadro Estatistico de 1883 da Viação Férrea no Império

Correio Paulistano, 28/11/1911


Em novembro de 1911, havia um trem diário entre São Paulo e Curitiba com paradas nas estações de Boituva, Itararé e Ponta Grossa. O percurso de 880 Km era feito em 6h15. Para Santos eram 5 trens diários com tempo de viagem de 2h30.


Viação Férrea no Brasil em 1921
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Estrada de Ferro Central do Brasil em 1929

Correio Paulistano, 28/04/1929

Rodoferroviária de Brasília na década de 1980 com o trem Bandeirante 
da linha Campinas-Brasília. Foto Joaquim Firmino/CB/D.A Press

Rede da Fepasa em 1984

Lançamento do Expresso Azul em 1996
Trem com carros inox Budd Mafersa
Folheto de divulgação Fepasa


Em 15 de julho de 2021, o governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado e ministro da Infraestrutura assinam o protocolo de intenções para a instalação do 1º Centro Tecnológico Ferroviário do Brasil, cuja sede será no Centro de Convenções de Anápolis.

Em 2 de setembro de 2021, o presidente Bolsonaro lança o Programa Pro Trilhos, logo após lançar a Medida Provisória (MP) 1.065 que autorizava empresas privadas a investirem em ferrovias.


Programa Pro Trilhos lançado em 02/09/2021


Em 23 de setembro de 2021, o Governo Federal recebe o 14º pedido para construção de ferrovia sem a necessidade de leilão, a Estrada de Ferro JK com 1.108 Km de extensão, ligando a capital federal à Barra de São Francisco no Espírito Santo. Em 7 de outubro de 2021, o Governo Federal contava com 19 pedidos de construção de novos trechos, totalizando 5,4 mil quilômetros.

Em 9 de dezembro de 2021, o Governo Federal autoriza a construção e operação de 9 ferrovias pelo programa PróTrilhos, totalizando 3,5 mil km de trilhos e investimento de R$ 50,36 bilhões.




Até o dia 13 de dezembro de 2021, o Governo Federal já tinha recebido 36 pedidos de autorização de construção de novos trechos ferroviários, totalizando 11.142 Km. No mesmo dia a Câmara dos Deputados aprova o texto do novo Marco Legal das Ferrovias.


Requerimentos de novos trechos ferroviários até 24/10/2021

Trechos autorizados até 10/01/2022


Em 7 de novembro de 2022, foi iniciada a construção dos primeiros 8,6 quilômetros da Ferrovia Estadual do Mato Grosso, nas proximidades do terminal de grãos de Rondonópolis.



REFERÊNCIAS:

JUNIOR, Rubens. Governo lança o primeiro Centro Tecnológico Ferroviário do Brasil em Anápolis. Mais Goiás. 14 julho 2021.

Em Brasília, Reinaldo Azambuja comemora autorização de 76 km de ferrovias em MS. Governo do Estado Mato Groso Sul. 2 setembro 2021.

Governo recebe pedido de construção de ferrovia entre Brasília e ES. Poder 360. 23 setembro 2021.

Governo afirma que há 19 pedidos para a construção de ferrovias dentro do marco legal. Forbes. 5 outubro 2021.

Início das obras da primeira ferrovia estadual do Mato Grosso. Rumo. 07 novembro 2022.