Ferronorte

Histórico

Em 19 de julho de 2021, o governo do estado de Mato Grosso abre chamamento público para a construção de uma ferrovia ligando Rondonópolis a Lucas do Rio Verde, com um ramal para Cuiabá, totalizando 730 Km de extensão.



Em 23 de setembro de 2021, o governo do estado de Mato Grosso e a Rumo S/A assinam o contrato de adesão para construção e implantação da 1ª ferrovia estadual de Mato Grosso, entre Rondonópolis e Lucas do Rio Verde.

Em 3 de outubro de 2022, a justiça federal de Mato Grosso manteu suspensa a licença para a construção da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), até que os indígenas bororos das terras indígenas Tadarimana e Teresa Cristina fossem consultados sobre a construção.


REFERÊNCIAS:

Rumo poderá construir ferrovia no MT com projeto estadual, obra deve custar R$ 12 bilhões. Valor. Portos e Navios. 19 julho 2021.

Governo de Mato Grosso lança edital para a construção da primeira Ferrovia Estadual. Governo de Mato Grosso. 19 julho de 2021. 

MIRANDA, Karina. Governo aprova proposta e empresa fica habilitada a construir a 1ª ferrovia estadual de MT. Governo de Mato Grosso. 11 setembro 2021.

Ministra da Agricultura destaca que todo o país vai ganhar com a construção da 1ª Ferrovia Estadual. Governo de Mato Grosso. 23 setembro 2021.

PETROLI, Viviane. Justiça mantém suspensa emissão de licenças de ferrovia em MT. Canal Rural. 05 outubro 2022.