Histórico
Em primeiro de outubro de 1964, foi inaugurada a primeira linha de alta velocidade no Japão, entre Tokyo e Osaka, com velocidade máxima de 210 Km/h.
Em 1979, a Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes (GEIPOT) elabora o Estudo Preliminar do Transporte de Passageiros do Eixo Rio de Janeiro - São Paulo - Campinas.
Em 22 de setembro de 1981, a SNCF inaugurou a linha de alta velocidade Paris - Lyon, marcando o início da operação comercial do TGV (Train à Grande Vitesse) na França.
Em junho de 1991, foram inaugurados os primeiros serviços do InterCity Express (ICE) na Alemanha, embora a infraestrutura exclusiva à alta velocidade tenha se desenvolvido ao longo dos anos seguintes.
Em 1987, início da operação comercial dos primeiros trens Pendolino na Itália. O primeiro protótipo, o ETR 401, foi colocado em serviço experimental em 1975, construído pela Fiat e usado pela companhia ferroviária estatal Italiana.
Em 1992, a Espanha inaugurou sua primeira linha de trem de alta velocidade, entre Madrid e Sevilla. O primeiro trecho da linha Madrid - Barcelona entrou em operação comercial em 2007. O trecho completo até a fronteira francesa, de Barcelona a Figueres, com 131 km, foi oficialmente inaugurado em janeiro de 2013.
Em 1999, foi inaugurada a operação comercial do serviço Alfa Pendular (com tecnologia Pendolino) na linha Lisboa - Porto em Portugal, com tempo de viagem de 2 horas e 15 minutos. Durante os testes realizados em 1998, o comboio atingiu a velocidade máxima de 245,6 km/h perto de Espinho.
Em 2007, foi inaugura a linha Paris - Frankfurt com trens ICE alemães.
Em 2015, a Deutsche Bahn inaugura a linha de alta velocidade entre Erfurt e Leipzig/Halle.
Em dezembro de 2017, foi inaugurada a linha de alta velocidade Munique - Berlim.
Em 13 de fevereiro de 2023, a Agência Nacional de Transportes Terrestres autorizou o contrato de concessão para o Trem de Alta Velocidade entre São Paulo e Rio de Janeiro, para outorgar por meio de autorização a construção e exploração por um período de 99 anos à empresa TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade SPE Ltda.
Divulgação em 2022
Legenda
Vermelho Novas linhas, 300 km/h
Azul Linhas modernizadas 200-230 km/h
Laranja Linhas novas e modernizadas, 250-280 km/h
Cinza Linhas convencionais selecionadas
Em 17 de novembro de 2025, o executivo da TAV Brasil, Bernardo Figueiredo, anunciou que o início das obras estava previsto para 2028, um ano após a previsão anterior. O projeto, orçado em R$ 60 bilhões, previa a implantação de 417 km de linhas e início da operação comercial em 2032.
REFERÊNCIAS:
Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes. Jornal dos Transportes. Ministério dos Transportes. Rio de Janeiro. Julho 1980. p.15.
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