Ferrovia de Integração Oeste-Leste
EF-334
Status: Em construção desde 2011
Responsável: Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.
Operador: VLI Logística
Extensão: 1.527 Km
Bitola: 1.600 mm
Área de atuação: Bahia e Tocantins.
Cargas transportadas: Minério e grãos (soja e milho).
Histórico
No dia 16 de dezembro de 2020, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publica no Diário Oficial da União, o edital da subconcessão do Trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Ilhéus e Caetité, na Bahia, com 537 Km de extensão.
Em 8 de abril de 2021, a Bahia Mineração S.A (Bamin), a única a apresentar proposta, arremata o Trecho I da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.
Em 9 de julho de 2021, o presidente da república, através de decreto publicado no Diário Oficial de União, qualifica o trecho Caetité - Figueirópolis, com 1.527 Km de extensão, no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
Em 29 de julho de 2021, a VLI firma contrato com Bamin para escoar minério de Caetité destinado à exportação.
Em 3 de setembro de 2021, em solenidade com a presença do presidente da república, Jair Bolsonaro, é assinado o contrato de concessão da ferrovia com a Bahia Mineração (Bamin), vencedora do leilão realizado em abril de 2021. O trecho contava com 75% das obras concluídas. O evento também marca a autorização para a retomada das obras de construção do Trecho I. O contrato de concessão tem duração de 35 anos. A expectativa é que o Trecho 1 comece a operar em 2025.
Trecho 2
Em setembro de 2021, prosseguiam as obras de construção do Trecho 2 (Caetité-Barreiras) com 485,4 Km de extensão. O Trecho 3 (Barreiras-Figueirópolis) aguardava a licença de instalação para o início das obras.
Em 17 de dezembro de 2021, o Porto de São Salvador recebe a última remessa de trilhos para o Trecho 2 da Fiol.
Em 11 de abril de 2023, foi publicado no Diário Oficial da União o Aviso de Licitação para as obras de acabamento do Lote do Trecho 2 da FIOL com 142 km de extensão entre os municípios de Correntina, São Desidério e Barreiras. A empresa escolhida deveria elaborar o projeto e executar o serviço.
Em 2 de junho de 2023, em cerimônia com a presença do presidente da república em Ilhéus, foram iniciadas as obras de construção do Lote 1-F com 127 Km de extensão ao longo dos municípios de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
REFERÊNCIAS:
ANTT publica edital da Fiol. Revista Ferroviária. 16 dezembro 2020.
Bamin entra para o rol dos players ferroviários. Revista Ferroviária. 9 abril 2021.
Governo inclui dois trechos de ferrovia no PPI. Agência Brasil. 9 julho 2021.
MARQUES, Tiago. VLI firma contrato com Bamin para escoar minério de Caetité destinado à exportação. Agência Sertão. 29 julho 2021.
Bolsonaro virá à Bahia na próxima sexta para cerimônia de autorização da retomada das obras da Fiol. Política Livre. 27 agosto 2021.
Governo federal e Bamin assinam contrato de concessão da Fiol. Bahia de Valor. 3 setembro 2021.
Porto de Salvador recebe última remessa de trilhos para o trecho II da Fiol. Bahia de Valor. 17 dezembro 2021.
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