Ferrovia Norte-Sul

Extensão: 4.100 Km
Trecho: Barcarena (PA) - Rio Grande (RS)

Histórico

Em abril de 1989, início da operação comercial da Ferrovia, transportando principalmente soja, arroz e milho, num trecho operacional de 107 Km de extensão, entre os municípios de  Imperatriz e Açailândia.

Em maio de 1989, início da operação do sistema "roll-on roll-off" com um trem levando caminhões frigoríficos em vagões especiais. No mesmo ano foi iniciada a construção do trecho Imperatriz - Estreito, até a divisa de Tocantins, com 136 km de extensão.

Em 2012, é iniciado o Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho Sul, entre Estrela d´Oeste (SP) e Rio Grande (RS), cruzando 82 municípios de quatro estados: 8 em São Paulo, 31 no Paraná, 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul.

No dia 4 de dezembro de 2020, inauguração do Terminal de Cargas da Petronac em Porto Nacional (TO), próximo à Ferrovia Norte-Sul, ocupando parte do terminal intermodal de cargas da Valec.

Em 5 de março de 2021, é inaugurado o trecho São Simão (GO) - Estrela do Oeste (SP), o primeiro sob concessão da Malha Central da Rumo, arrematado em leilão em março de 2019.

Em 3 de maio de 2021, chega no Porto de Santos o primeiro trem proveniente dos terminais de carga de Rio Verde e São Simão, iniciando o período de testes da Malha Central da Rumo. O trem, carregado de soja, contava com 120 vagões.

Em 27 de julho de 2021, entra em operação definitiva o terminal rodoferroviário de Rio Verde (GO), construído pela concessionária Rumo, atendendo o sul de Goiás e leste do Mato Grosso do Sul.


Locomotiva da Rumo no Terminal de Rio Verde em maio de 2021
Foto Divulgação / Rumo


Em 31 de outubro de 2021, o Governo Federal autoriza a empresa Minerva Participações e Investimentos S.A. a construir e explorar o trecho Açailândia (MA) - Barcarena (PA) com 571,3 Km de extensão, com investimento previsto de R$ 5,7 bilhões.

Em 25 de maio de 2023, finalmente após 36 anos, foi concluída a construção do último trecho da Ferrovia Norte Sul, com 50 Km de extensão entre Goianira e Ouro Verde,  completando o trecho de 1,537 mil quilômetros de extensão entre Porto Nacional (MA) e Estrela D´Oeste (SP).


Maio de 2023
Divulgação Governo Federal


Em agosto de 2023, finalmente, é transportado o primeiro contêiner entre Anápolis e o porto de Santos.


REFERÊNCIAS:

Norte-Sul começa a transportar passageiros. Transporte Moderno. 1989, junho. Página 7.

Vagões da primeira viagem de trem da ferrovia Norte-Sul chegam ao Porto de Santos, SP. G1 Santos. 5 maio 2021. 

Ministério confirma que ferrovia que passará por Camaquã não é prioridade. Acústica. 18 junho 2021.

Brasil nos trilhos ferrovia Norte-Sul hoje inauguração do Terminal Ferroviário de Rio Verde/GO. Eu Sou da Roça. 27 julho 2021.

Governo Federal autoriza construção de ferrovia entre Barcarena e Maranhão. Roma News. 31 outubro 2021.

Integração da Ferrovia Norte-Sul em Goiás é concluída. DM Anápolis. 26 maio 2023.

Página lançada em 26 de março de 2019.