Rumo testa novo terminal em Itirapina

06/08/2012 - Revista Ferroviária

A Rumo Logística, empresa do grupo Cosan, está testando seu novo terminal de açúcar em Itirapina, no interior de São Paulo. A nova estrutura é toda automatizada e carrega trens em movimento. 

O terminal tem capacidade estática para armazenar 110 mil toneladas de açúcar e movimentação de cerca de dois milhões de toneladas por ano. A estrutura será usada na movimentação da produção da Cosan e de 90 usinas atendidas pela Rumo Logística.

Estão sendo investidos R$ 100 milhões na primeira fase do terminal. O montante engloba uma pera ferroviária de 13 km, uma linha e um armazém.  O terminal ocupa uma área de cerca de 230 hectares, com dois mil metros quadrados de área construída. Em uma segunda etapa, serão construídos um novo terminal e uma segunda linha ferroviária. 

“Esse é o terminal mais moderno de agronegócio do Brasil”, destaca o presidente da Rumo Logística, Julio Fontana.   Ele explica que a estrutura do terminal é semelhante a utilizada em terminais de minério de ferro.

A nova unidade deve ser inaugurada em setembro. A Rumo conta com três terminais em operação no interior de São Paulo - Sumaré, Jaú e Barretos. A empresa também opera dois terminais de clientes em Pradópolis e em Fernandópolis.