Bernardo Figueiredo assume Etav

09/08/2012 - Revista Ferroviária

 Ministro Paulo Sérgio Passos, Bernardo Figueiredo, Miguel Masella (Min.Transportes) e Nélida Madela (Min.Transportes)
Foi realizada nesta quarta-feira (08/08), em Brasília (DF), a Assembleia Geral de Constituição da Empresa de Transporte Ferroviário de Alta Velocidade S.A. (Etav), estatal vinculada ao Ministério dos Transportes criada para planejar e promover o desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade. Bernardo Figueiredo, ex-diretor da ANTT, foi empossado pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, como diretor-presidente da Etav. 

Além de Figueiredo, a Etav deve ter mais quatro diretores. O primeiro a ser nomeado foi Hederverton Andrade Santos, ex-superintendente de Marcos Regulatórios da ANTT. O nome de Hélio Mauro França, superintendente da ANTT, é cotado para assumir uma das diretorias.

O presidente do Conselho Administrativo (Consad) da nova estatal será Miguel Masella, representante do Ministério dos Transportes. O conselho terá ainda Maurício Muniz, representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Luiz Antonio Rodrigues Elias, representante do Ministério de Ciência e Tecnologia; Nélida Madela, representante do Ministério dos Transportes; e Dino Batista, representante do Ministério dos Transportes.

Já o Conselho Fiscal (Confis) é composto por Adelaide Cristina de Oliveira, representante do Ministério dos Transportes; Francisco Antônio Martins, representante do Ministério dos Transportes; e Débora Peters, representante do Ministério da Fazenda.

A Etav será responsável pelo projeto do Trem de Alta Velocidade que ligará as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro.

 Foto: Edsom Leite/MT